Covid-19: INSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho




O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou, até o dia 10 de julho, o atendimento remoto aos seus segurados e beneficiários por causa da pandemia da Covid-19. A portaria, que normatiza a prorrogação, foi publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União, e prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho.


Na primeira fase da reabertura serão priorizados serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Segundo o INSS, o retorno destes serviços busca dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial. Para isso, o segurado deve realizar o agendamento pelo site ou aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde”, destacou o INSS, em comunicado. Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos (Meu INSS e telefone 135).  Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua nas agências enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado.


Retomada nas agências A retomada do atendimento nas agências deverá considerar as especificidades das 1.525 unidades da Previdência Social. Cada um delas deverá oferecer condições de segurança sanitária, observar regras de isolamento e de funcionamento estabelecidas pelos estados, municípios e Distrito Federal.


Cada unidade deverá avaliar o quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico para garantir o distanciamento social, as medidas de limpeza e desinfecção dos ambientes e os equipamentos de proteção individual e coletiva.


De acordo com o INSS, atualmente 753 agências estão aptas a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do instituto. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.

*Com informações da Agência Brasil

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